CC01
Estudos indicam que o surgimento da contabilidade tem raízes tão antigas quanto a própria humanidade. Sendo uma das mais variadas ciências sociais, se desenvolveu através da necessidade de proteção do patrimônio adquirido por meio de atividades comerciais nas civilizações antigas.
Embora suas raízes se fundamentam no período Antigo da história mundial, há resquícios de suas evidências a partir da pré-história quando primatas usaram da pintura rupestre para o registro de suas posses e conquistas por meio de caça e outros.
Fatores como a escrita, os algarismos e a criação da moeda contribuíram de forma intensa para o desenvolvimento da contabilidade como ciência.
Como afirma "Contabilidade: aspectos relevantes da epopeia de sua evolução":
Percebe-se que a Contabilidade esteve presente na vida das sociedades, das mais variadas formas, desde as mais remotas eras, que remontam, aproximadamente, às civilizações: mesopotâmica, egípcia, fenícia, grega, romana e de todos os povos da Antiguidade, evoluindo continuamente, passando pela fase da Renascença, pela Revolução Industrial, até chegar à Era do Conhecimento e da Informação. (IUDÍCIBUS; MARTINS; CARVALHO. Revista Contabilidade & Finanças. vl.16 no.38, Mai/Aug. 2005) Com o decorrer dos anos, situações e contextos levaram essa ciência a se moldar aos padrões como a conhecemos hoje. Um marco na sua história foi a invenção das partidas dobradas por volta do século XIII, que modernizaram a forma como eram feitas as transações monetárias. Mas, é em meados do século XIX que a contabilidade tomou forma como ciência e passou a ser estudada a fundo.
DESENVOLVIMENTO E ATUAÇÃO
Em um panorama relativamente recente, a contabilidade foi se modelando em meio ao desenvolvimento do capitalismo. Com a introdução da sociedade ao capital privado, ao lucro e as macro empresas, surgiram as necessidades de controle do patrimônio gerado pelas mesmas, como também a gestão da parte financeira e