Atividade 1
É uma metodologia para gerenciar projetos de desenvolvimento de software que usa o UML como ferramenta para especificação de sistemas. O Processo Unificado é composto por um conjunto de disciplinas que fornecem diretrizes para definição das tarefas e para atribuição das responsabilidades. A Figura abaixo apresenta as iterações e fases do PU.
Este processo enfatiza com grande importância a comunicação com o cliente, com o intuito de descrever a visão do cliente em relação ao sistema, tornando-se assim um dos melhores processos de desenvolvimento de software. O PU é um processo de desenvolvimento de software responsável por determinar um conjunto de atividades necessárias para transformar as principais necessidades do cliente em um sistema de software capaz de atender e resolver suas principais necessidades.
No Processo Unificado, cada ciclo contém quatro fases. Uma fase é simplesmente o tempo decorrido entre dois marcos principais, em que gerentes tomam decisões importantes sobre se prosseguem com o desenvolvimento e, se este for o caso, o que é necessário em relação ao escopo, orçamento e cronograma do projeto
Em cada fase, ocorrem várias iterações que podem variar de quantidade de acordo com a complexidade do projeto, cada iteração executa as cinco atividades (requisitos, análise, implementação, implantação e testes). Uma iteração é um ciclo de desenvolvimento, desde a análise até a implementação e a realização de testes, resultando numa nova versão, em um novo incremento, chamado de release.
A seguir são apresentadas visões gerais de cada fase do Processo:
Na fase de Concepção são identificados os principais objetivos que serão desenvolvidos durante o ciclo de vida do projeto. Primeiramente, são identificados os requisitos que serão aprimorados no decorrer do projeto, nesta fase é definido o que tem de ser feito, identificação dos potenciais riscos a serem encontrados no transcorrer do projeto, discriminar casos de uso. São executadas