Rivaldo TrabInd economia

2149 palavras 9 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 4 – 6.2.2 Análise de Projeto de Investimento
Fórum Trabalho Individual
Título Estudo de caso de investimento da empresa Prospecção S.A
Aluno: Rivaldo Guedes Corrêa Jr
Disciplina: Economia Empresarial
Turma: MBA UCI21
Introdução

PREMISSAS:
A empresa Prospecção S.A., atuando no setor de energia, está estudando a viabilidade de investir na ampliação de sua planta industrial, porque a demanda pelo biocombustível que produz está aquecida e suas instalações estão operando no limite de sua capacidade. Os cenários projetados para os próximos 10 anos mostram-se favoráveis ao setor, principalmente em relação ao crescimento da demanda e ao acirramento da concorrência. Pelas projeções realizadas, a empresa precisaria de um capital de investimento de R$50.000.000,00. A intenção da empresa é utilizar três diferentes fontes de capital, sendo que dividirá o montante necessário em...
i. Fonte de capital - 1 – 30%; ii. Fonte de capital – 2 – 30%; iii. Fonte de capital – 3 – 40%.

A escolha dessas fontes considerará não somente os custos financeiros envolvidos mas também a análise econômica - custos de oportunidade.

A empresa também considerará, na análise de viabilidade do projeto, fatores macroambientais que considerem aspectos econômicos, tecnológicos, políticos e ambientais.

A PROSPECÇÃO S/A é uma empresa de capital fechado que atua no setor de energia no mercado brasileiro.
Apesar de não ser um setor muito aquecido existe um cenário favorável para esse segmento pelos próximos 10 anos, motivo pelo qual a empresa pretende ampliar a sua planta industrial a fim de aumentar o seu market share, a sua capacidade de produção frente a expectativa de aumento da demanda e a sua proteção contra novos entrantes. Em 2009 esse mercado era compartilhado por quatro usinas da Petrobrás e mais de 43 usinas controladas por empresas de capital privado [2].

Dados importantes e atualizados extraídos do Boletim Mensal do Biodiesel publicado pela ANP

Relacionados