Origem e Cultura
Após a leitura dos textos dos Módulos 1 e 2, responda as duas questões, abaixo, para auxiliar na compreensão do tema:
1)Liste as explicações sobre o aparecimento da cultura apresentadas no texto "IDÉIA SOBRE A ORIGEM DA CULTURA".
2) Com relação aos conteúdos do Módulo 2, como você avalia a relação entre fé e razão? Você percebe conflitos em nossos dias com relação a essa relação? Justifique.
Respostas
1) 1. Claude Lévi-Strauss, um antropólogo francês, considera que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. Para Lévi, esta seria a proibição do incesto, padrão de comportamento comum a todas as sociedades humanas.
2. Leslie White, antropólogo norte-americano considera que a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando o cérebro do homem foi capaz de gerar símbolos. Porque toda cultura depende de símbolos.
3. Kenneth P. Oaldey, um psicólogo inglês destaca a importância da habilidade manual, possibilitada pela posição ereta, ao proporcionar maiores estímulos ao cérebro, como o consequente desenvolvimento da inteligência humana. A cultura seria, então, o resultado de um cérebro mais volumoso e complexo.
2) O antagonismo sempre vai existir entre a crença religiosa e a razão e isso sempre foi evidente desde a cultura ocidental. Já que Deus, com seu poder espiritual faz milagres, na razão é necessário demonstrar com fatos, testemunhos e documentos que ele realmente existe e não simplesmente acreditar sem ter nada comprovado. Diferente da razão, a fé acredita sem ter evidencias, mesmo sem saber se é real ou não. O que se conclui após esse embate entre a fé e a razão, a filosofia e a igreja, é que a verdade com certeza não se encontra na posse de nenhuma das duas doutrinas, mas é uma conquista contínua e cada vez cresce mais, sempre em busca de conhecimento. As duas “aliadas” ao saber religioso.