Origem da cultura
Há milhões de anos, a espécie humana não se diferenciava dos outros animais. Com o passar dos anos o animal humano foi se diferenciando profundamente dos outros animais: embora menor e pouco dotado em tamanha e força ia se transformando, gradativamente um dos maiores predadores de outros seres. Aprendeu a utilizar roupas instrumentos e a criar inovações que o tornavam capaz de enfrentar qualquer animal.
Diferentemente de outros animais conseguia transmitir as novas gerações tudo aquilo que descobria. Quando uma geração aprendia a dominar o fogo, repassava o a geração seguinte, perpetuando deste modo o conhecimento adquirido.
A espécie humana não só sobreviveu como tornou-se aos poucos a espécie dominante dos lugares que ocupavam. Ao resistir aos predadores gradativamente o homem foi aprendendo que como individuo isolado não teria maior condições de sobrevivência, passando a caçar em grupos.
CONCEITO DE CULTURA
Será apresentado alguns conceitos obedecendo uma ordem gronológica com diferentes abordagens.
*Tylor: 1871 “aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, arte, moral, direito, costume, e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos pelo homem na sociedade.”
Ralph Linton: 1936 “ a cultura de qualquer sociedade consiste na soma total de idéias, reações emocionais condicionadas a pagães de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou a imitação de que todos, em maior ou menor grau participam”.
*Boas: 1938“ soma das criações humanas”(é a totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõem o grupo social)
*Lévi-strauss: “Lévi-strauss a cultura é um processo pelo qual o homem da sentido a si e a tudo que o rodeia”
Porem, para Malinowsky em 1941, em seu ensaio intitulado “uma teoria cientifica da cultura”, afirma que “ a cultura consiste no conjunto integral dos instrumentos e bens de consumo nos códigos