Atividade 1 - O Educando como sujeito em desenvolvimento . . .
Antes, a escola localizava-se na Avenida Josué Leite de Freitas e contava com apenas uma sala de aula e um amplo espaço ao lado, onde alguns anos depois foram construídos o Posto de Saúde e o Posto da Teleceará (atualmente o Correio), passando a ser chamada de Escola Municipal Quintino Cunha.
No ano de 1997, sob a Lei 119/97, por força da LDB - Leis de Diretrizes e Base da Educação Nacional/1996 houve modificação na denominação das escolas e redimensionamento de seu papel, passando a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Cunha.
Há muito tempo a família da Sra. Leolina Batista Ramos, já falecida vinha reivindicando a alteração do nome da escola, já que a mesma havia doado o terreno à Prefeitura para a construção da instituição. Atendendo a esse apelo, no dia 24 de novembro de 2004 a escola passou a denominar-se de Escola Municipal de Ensino Fundamental Leolina Batista Ramos, pela Lei 529/2004 que a renominou.
A Escola passou por várias reformas, mas foi no ano 2000 que foi adequada pelo PAPE (Programa de Adequação de Prédios Escolares). Ficou funcionando com três salas de aula, revestidas de cerâmica e forradas de PVC. O novo prédio foi inaugurado em 2008, na gestão da prefeita Ritelza Cabral, passando a funcionar em 2009, em outro endereço, mas na mesma avenida (Av. Josué Leite de Freitas). Esta é uma escola que integra a rede municipal de ensino. Foram diretoras da escola, desde a sua fundação: Sônia Maria Ramos Falcão, José Welligton Lima, Maria Lucimária Ferreira da Silva e Clébia de Freitas Lima. A