Plano de intervenção apae
Pretende-se com este Projeto dirigir o olhar para as questões teórico-práticas, elaborando um cronograma: para estudos de bibliografia específica para o processo de Oficinas Pedagógicas (Cartilhas Didáticas — onde serão discutidos os desenvolvimentos das Oficinas Pedagógicas —; Ferreiro e Mantoan — serão discutidos o construtivismo, bem como os trabalhos mais próximos de uma interpretação histórico-cultural do processo de ensino — Góes e Smolka); encontros temáticas mensais pelo período de seis meses, durante um ano, acrescidas de entradas periódicas nas salas de aula. Nessas entradas periódicas em sala de aula serão analisadas as Atividades de Vida Diária e as Atividades de Vida Prática.
As Atividades de Vida Diária (AVDs), como diz o nome são aquelas realizadas no dia-a-dia de cada educando, como por exemplo: amarrar sapatos, vestir-se, escovar dentes, etc. Essas atividades requerem o desenvolvimento de certas habilidades, pois para que se aprenda a realizá-las é necessário que se desenvolva habilidades específicas para cada atividade como desenvolvimento da coordenação motora, por exemplo. Neste sentido, a aprendizagem que às vezes não ocorre com a exercitação, poderá acontecer na situação do brinquedo, pois o prazer da brincadeira produz a especialidade, quanto mais o educando se envolve nela, mais estará aberto a produzir novos conceitos.
As Atividades de Vida Diária AVDs compreendem atividades fundamentais para a sobrevivência, como comer, manter-se limpo, participar de atividades sociais, realizar serviços domésticos etc. (FINGER, 1986).
Novas abordagens vêm ampliando esse conceito, libertando o da restrição ao auto-cuidado e