SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
1 INTRODUÇÃO 4
2 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE 5
3 O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA APAE 8
4 ATENDIMENTOS REALIZADOS NA APAE 9
5 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12 1 INTRODUÇÃO
Necessidades especiais são a carência ou deficiência de uma ou mais capacidades; condição de todos os seres humanos, que, em alguns, causa uma sensação de fadiga e sofrimento particularmente intensa, a ponto de o corpo social promulgar leis para a sua integração, mas, ao mesmo tempo, preferir esconder ou favorecer o desaparecimento do sujeito difícil de integrar.
As necessidades especiais são incapacidades, do portador, de realizar as atividades próprias do seu nível de desenvolvimento. Podem ser deficiências físicas ou mentais, também conhecidas como atrasos de aprendizagem. Há uma crescente consciência sobre as dificuldades das pessoas portadoras de necessidades especiais, havendo cada vez mais ferramentas para ajudá-las a suprir numerosas carências; ao mesmo tempo, há também uma clara censura na mídia sobre as temáticas da deficiência: ela afeta milhões de pessoas, mas tem pouco espaço nos meios de comunicação.
Esta censura está ligada à dificuldade de se conceber como totalmente "nossos" aqueles que têm uma clara dependência dos outros, na sociedade pós-moderna baseada no mito da autonomia e da independência. Esta censura também se reflete no tratamento ruim de saúde que as pessoas com deficiência recebem, especialmente as pessoas com deficiência mental, mesmo nas nações autoproclamadas civilizadas.
Para prevenir e tratar as deficiências e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência foram criadas as APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que procura orientar os pais e amigos das pessoas com necessidades especiais.
2 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS – APAE
Na busca de poder oferecer um serviço qualificado e até então, não disponível no Município de Vacaria e ao mesmo tempo, tentar