Lesões musculares
O músculo esquelético é dividido em dois tipos de fibras musculares, dependendo de sua atividade metabólica e sua função mecânica.
As fibras tipo 1, conhecidas como vermelhas, lentas, têm baixa velocidade de contração e grande força de contração. Elas funcionam aerobicamente e são resistentes à fadiga.
As fibras tipo 2, conhecidas como fibras rápidas ou brancas, são subdivididas em dois tipos, de acordo com seu nível de atividade metabólica. Ambos os tipos são fibras de contração rápida e têm elevadas força e velocidade de contração.
Acredita-se que a proporção de fibras tipo 1 e 2 nos indivíduos sejam definidas geneticamente, com pouca capacidade de Inter conversão de um tipo a outro. Já a Inter conversão entre os tipos 2, A e B, é muito mais comum, dependendo do tipo de treinamento atlético. http://www.copacabanarunners.net/lesoes-musculares.html (26/11/2014. 16h34min)
Tipos de lesões
Tensão
Às vezes referido como um esforço muscular, uma tensão muscular ocorre quando um músculo ou o tecido conjuntivo que o une ao osso, chamado de tendão, é esticado demasiadamente ou dilacerado.
Distensão
Uma distensão é parecida com uma tensão muscular, mas envolve os ligamentos em vez dos músculos inteiros ou tendões. Os ligamentos são faixas musculares que unem dois ossos, podendo ser distendidas ou esticadas demasiadamente pela pressão aplicada na junta.
Cãibra
Uma cãibra muscular ocorre quando um músculo se contrai repentinamente e com força. A desidratação e o uso demasiado são as causas mais comuns da cãibra muscular.
Lesão por esforço repetitivo
A lesão por esforço repetitivo (LER) é parecida com uma tensão muscular, a não ser por envolver pequenos alongamentos repetidos de um tendão ou junta. Ao longo do tempo, esse alongamento causa inflamação, que resulta em dor.
Hematomas
Um hematoma muscular, ou músculo contundido, ocorre quando uma força direta faz o músculo sangrar. Pode ser provocado por uma queda ou outro