Lesões musculares
DISCIPLINA: PRIMEIROS SOCORROS
PROFESSORA: MÁRCIA
ACADÊMICOS: BERNARDO E CRISTIANI
LESÕES EM ATLETAS
Pulmão Colabado
Definição: o pulmão fica parcialmente comprimido devido a pressão do ar ou de líquidos.
Causas: o atleta sofre um golpe direto nas costelas, que comprimem ou rompem o pulmão.
Colabação espontânea do pulmão, não causada por lesão: o pulmão é perfurado por um objeto pontiagudo, como costelas quebradas, uma flecha ou um dardo(Nota: o colabamento do pulmão também pode ser causado por costelas quebradas devido a compressões no peito feitas de maneira incorreta durante a RCP).
Sintomas: Incapacidade de respirar e dor no peito.
Sinais: contusão ou ferida aberta no peito, ruído de sucção vindo de uma aferida aberta no peito. O atleta pode mostra-se ofegante, na tentativa de respirar, respiração acelerada.
Primeiros Socorros: procure assistência medica de emergência; tranquilize o atleta; coloque-o numa posição confortável; cubra qualquer ferida aberta e com sucção com material não poroso; como papel alumínio ou gaze esterilizada mais espessa; monitore os ABCs e faça respiração artificial ou RCP se necessário.
Condição de jogo: o atleta não poderá retornar a atividade até que seja liberado por um medico.
Prevenção: proíba brincadeiras agressivas, cumpra as normas de segurança durante treinos ou competições de arco e flecha ou dardo.
Contusão na Garganta
Definição: contusão na garganta, órgão pelo qual o ar vai para os pulmões.
Causas: o atleta sofre um golpe direto na região da garganta. Isso acontece mais frequentemente quando ele é atingido por uma bola de beisebol, softball ou disco de hóquei. A contusão na garganta também pode ser causada por um golpe direto com o cotovelo, no basquetebol ou futebol americano.
Sintomas: dor na garganta; incapacidade de respirar.
Sinais: o atleta pode estar ofegante, tentando respirar; respiração pode ficar acelerada; inchaço ou hematoma na área que sofreu o golpe; pode haver