Atividade 1 - Pós ESMPU
Para o alcance dos objetivos e metas da instituição todos são responsáveis: servidores, gestores, a área de gestão de pessoas e a instituição. Para iniciar a resposta em relação a essa questão é importante iniciar conceituando o que é motivação.
Pode-se entender que a motivação é iniciada por expectativas, emoções, necessidades, metas. Para Robbins (2011) motivação é “a disposição para fazer alguma coisa que é condicionada pela capacidade dessa ação de satisfazer uma necessidade de indivíduo”.
Motivação é um tema importante para as organizações e por isso é bastante estudado pelos teóricos da área. Os estudos sobre motivação podem ser divididos em dois grupos: os que estudam o processo como se forma a motivação e os que estudam os fatores que causam motivação.
Entre as principais teorias de motivação temos a teoria de Maslow e a teoria Bifatorial de Herzberg.
Para Maslow as necessidades humanas têm origem biológica e é natural do homem o autodesenvolvimento. Isso significa que o ser humano sempre busca suprir suas necessidades em busca de desenvolvimento. Mas para se desenvolver é preciso atender todas as necessidades anteriores. Para explicar sua teoria Maslow desenvolveu a famosa pirâmide de necessidades, como é possível ver na figura abaixo.
As necessidades fisiológicas são as indispensáveis para sobrevivência tais como condições para comer e beber. As necessidades de segurança estão ligadas a proteção contra perigos externos. Necessidades sociais são relacionadas a aceitação social de outras pessoas ou grupos. As de estima buscam status e valorização social. E por último, as necessidades de auto-realização que é a condição máxima de desenvolvimento pessoal.
Hezberg ao elaborar sua teoria criou dois grupos, um