Atitudes e componentes
Identifica atitudes que tu partilhes e tenta reconhecer as suas componentes (cognitiva, afectiva e comportamental)
T.P.C. de Psicologia do dia 26 de Janeiro
Ao nível da linguagem do senso comum, confunde-se atitude com comportamento. A atitude é uma tendência para responder a um objecto social – situação, pessoa, acontecimento - de modo favorável ou desfavorável. A atitude não é, portanto, um comportamento mas uma predisposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportar de determinada maneira.
As atitudes não são directamente observáveis: inferem-se dos comportamentos. Também é possível, a partir de um comportamento, inferir a atitude que esteve na sua origem. Assim, se soubermos que uma pessoa tem uma atitude negativa face ao tabaco, podemos prever a forma como se comportará face a uma campanha antitabágica, ou como reagirá se fumarmos junto a ela. De igual modo, as reacções de uma pessoa face a uma situação podem permitir prever a atitude que lhe está subjacente.
Construídas ao longo da vida, mas com especial incidência na infância e na adolescência, as atitudes envolvem diferentes componentes interligadas. Nas atitudes pode-se distinguir três componentes: cognitiva, afectiva e comportamental. Atitudes
Componente afectiva Componente comportamental •
Conjunto de ideias, informações e crenças que se têm sobre um dado objecto social (pessoa, grupo, objecto, situação).
•
Conjunto de valores, sentimentos e emoções, positivas ou negativas, relativamente ao objecto social. •
Componente cognitiva Conjunto de reacções, de respostas face ao objecto social. •
Esta disposição para agir de determinada maneira depende das crenças e dos valores que se têm relativamente ao objecto social.
Há uma série de atitudes que eu partilho com os demais jovens da minha idade e também com pessoas de outras faixas etárias, senão vejamos:
Atitudes:
Sou contra o