componentes das atitudes
O que é uma atitude?
Uma atitude é uma tendência para responder a um objeto social, ou seja, perante uma situação/pessoa/grupo/acontecimento, de modo favorável ou desfavorável. É uma tomada de posição intencional de um indivíduo face a um objeto social;
Componentes das atitudes
As atitudes estão divididas por três componentes, tais como: a componente cognitiva que é constituída por conjunto de ideias, informações e de crenças que se têm relativamente a um objeto social; A componente afetiva que se refere a um conjunto de valores e emoções positivas ou negativas, relativamente ao objeto social; e por fim, a componente comportamental que é um conjunto de reações, respostas, face ao objeto social. Para completar, utilizamos ao vírus HIV como exemplo:
Funções das Atitudes
Tal como as componentes, as funções das atitudes estão igualmente divididas em três conceitos, que são: as funções motivacionais que satisfazem necessidades a nível psicológico no que toca à adaptação (gratificação), de defesa (relativamente ao eu) e de expressão de valores (identidade pessoal); as funções cognitivas que se referem a padrões e pontos que servem de referência, e deste modo fornecem ao indivíduo formam de dar sentido ao seu mundo conceptual interior; por ultimo as funções sociais que estão relacionadas com a influência dos outros para connosco, na formação de atitudes e função nos grupos sociais.
Segundo a Teoria do Funcional de atitudes de Daniel Katz , as atitudes simplificam o comportamento social, pois eles são funcionais para a pessoa e são determinadas por motivos de uma pessoa. Katz organizou esta teoria em quatro categorias:
• Função de Ajustamento – Nós desenvolvemos atitudes sobre as coisas, se essas coisas nos dão prazer ou não. Por exemplo, se como chocolate e isso sabe bem, à partida eu gosto.
• Função ego-defensiva - São atitudes que são desenvolvidas para proteger a pessoa, quer de ameaças exteriores, quer de