Atitude, habilidade e competência profissional
Universidade Castelo Branco
Rio de Janeiro, RJ
Atitude
O professor de Educação Física deve assumir-se como o detentor do saber, deve ter conhecimentos para poder orientar e auxiliar o seu aluno no momento do seu exercício.
Segundo (LUCKESI, 1990, p. 115), “o educador deve ser suficientemente capacitado e habilitado para compreender o patamar do seu educando”. Precisa estar atualizado e conhecer o seu aluno para intervir com a melhor metodologia na busca dos melhores resultados.
O profissional deve atuar no exercício da sua profissão, consciente de seus princípios e deveres. Ele precisa desempenhar o seu papel e para tal, além do conhecimento, precisa ter atitude corretas.
Atitude significa “modo de proceder ou agir; comportamento, procedimento” (FERREIRA, 2010, p. 234). Um profissional de Educação Física com atitude está preparado física e mentalmente para executar (todas) as tarefas na sua área de atuação.
São muitas as ações que caracterizam a presença de atitude em um professor. Dentre tantas possibilidades há a “assiduidade e pontualidade nas atividades docentes que desenvolve e interesse pelo bem estar social” (TUBINO, 1987, p. 10). É de fundamental importância que o docente tenha postura e se preocupe com os alunos que está acompanhando.
Com essa comunhão haverá respeito mútuo e reconhecimento profissional.
Habilidade
Inúmeras qualidades fazem um bom profissional conduzir de forma adequada e segura um treinamento.
Compete ao professor dar sentido às atividades na sala de treino “melhorando sua habilidade de demonstrar os exercícios [...] mantendo a postura e dando dicas verbais e visuais das transições” (ASSOCIAÇÃO DE EXERCÍCIOS AQUÁTICOS, 2008, p. 147). Um profissional de Educação Física versátil terá a habilidade de ajudar a modificar os estilos, facilitando o entendimento do aluno, atingindo (assim) suas necessidades.