Absorçao relatorio
Professora: Teresa Castro
Disciplina: F.Q
Data de conclusão: 11-06-12
Observar a capacidade de absorção em diferentes situações.
Outro dos objectivos é comparar e analisar a capacidade de absorção em diferentes situações.
Relacionar o poder de absorção de radiação com a natureza das superfícies;
Absorção
A absorção de radiação, e também a emissão, por parte dos corpos está relacionada com a natureza da superfície dos corpos.
A radiação incidente numa superfície pode ser, parcialmente, absorvida, reflectida e transmitida.
Para avaliar em que medida uma superfície é mais absorsora do que reflectora, definem-se o poder de absorção e o poder de emissão.
Quando se faz incidir radiação de determinada frequência sobre um corpo, este vai aquecer até atingir um dado valor de temperatura que estabiliza. Essa situação verifica-se quando a taxa de absorção e a taxa de emissão pelo corpo são iguais; trata-se de um corpo em equilíbrio térmico.
Dependendo das características do corpo – ser bom absorsor de radiação ou bom reflector de radiação – o mesmo aquecerá mais ou menos, respectivamente, até atingir um equilíbrio térmico.
Um corpo negro absorve toda a radiação que nele incide, isto é, a sua absorvidade é igual a 1 e a sua reflectividade é nula.
Todo absorvente é bom emissor. Logo o corpo negro, além de absorsor ideal, é também um emissor ideal. A sua emissividade é igual a 1.
Lei zero da termodinâmica
O enunciado da Lei Zero da Termodinâmica admite que dois sistemas em equilíbrio térmico com um terceiro estão em equilíbrio térmico entre si.
Propagação do Calor
Todos os corpos estão continuamente a emitir e a receber energia, dos corpos que os rodeiam. A transferência dessa energia pode efectuar-se através de três processos: Condução e Convenção.
Condução
A condução ocorre apenas em sólidos; o transporte de energia dá-se apenas através da vibração das partículas,