Relatório espectros de transmissão e de absorção do permanganato, MnO4-
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA – 2013/2
RELATÓRIO DE TRABALHO PRÁTICO
Determinação dos espectros de transmissão e de absorção do permanganato,
Março - 2014
INTRODUÇÃO
A espectrofotometria é um processo de medida que emprega propriedades dos átomos e moléculas de absorver e/ou emitir energia eletromagnética em uma das regiões do espectro eletromagnético. As regiões de maior interesse para análises químicas são as compreendidas entre 200-380 nm (ultravioleta), 380-780 nm (visível) e 2-16 µ (infravermelho). A espectrofotometria de absorção molecular nas regiões espectrais do ultravioleta e do visível é largamente utilizada para a determinação quantitativa de um grande número de espécies inorgânicas, orgânicas e biológicas.
Material teórico: A espectrofotometria de absorção molecular é baseada na medida de transmitância (T) ou absorbância (B) de soluções contidas em células transparentes com caminho óptico b cm. Sendo que transmitância é a relação existente entre a luz emergente ou transmitida e a luz incidente (), o valor máximo que pode emergir é 100%. Se determinada substância não absorve energia temos , isto é, .
Objetivo:
Determinar espectros de transmitância e de absorbância da solução de permanganato em função de diferentes comprimentos de onda.
Materiais:
-Cubetas
-Espectrofotômetro
-Balão volumétrico
-Pipeta graduada
-Pêra
-Solução concentrada de Permanganato de Potássio
-Água destilada
Método:
Preparou-se solução de em um balão volumétrico de 50 ml. Utilizou-se uma amostra da solução no aparelho espectrofotométrico e outra amostra de água como branco para a calibragem. Faz-se as leituras de transmitância do aparelho em intervalos 10 em 10 nm na região de 450 a 650 nm.
CONCLUSÃO
Através dos valores obtidos no aparelho espectrofotométrico,