Fisiologia Relatorio Absorcao Intestinal
1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------ 3
2. OBJETIVOS --------------------------------------------------------------------- 4
3. MÉTODOS ----------------------------------------------------------------------- 5
4. RESULTADOS ------------------------------------------------------------------ 6
5. DISCUSSÃO -------------------------------------------------------------------- 7
6. CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------- 9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------- 10
1.INTRODUÇÃO
O trato alimentar fornece ao organismo suprimento contínuo de água, eletrólitos e nutrientes”. Para desempenhar essa função, é necessário (1) o movimento do alimento ao longo do tubo digestivo; (2) a secreção de sucos digestivos e a digestão do alimento; (3) a absorção dos produtos digestivos, da água e dos vários eletrólitos; (4) a circulação do sangue através dos órgãos gastrointestinais para transportar as substâncias absorvidas; e (5) o controle de todas essas funções pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal.
Após a mastigação, porções do bolo alimentar formado são separadas pela língua e deglutidas. O alimento é levado em direção do esôfago pela contração do músculo constritor da faringe. A distensão do esôfago pela entrada do alimento inicia a onda peristáltica e essa onda empurra o bolo alimentar até o estômago. No estômago o alimento sofre a ação do suco gástrico e chega ao intestino delgado. No intestino delgado através dos seus movimentos ocorre a mistura do alimento com as secreções digestivas, renovam o contato do quimo com a superfície absortiva dos microvilos e impulsionam o alimento não digerido em direção ao cólon e logo após segue em direção ao reto sendo expulsos na forma de fezes pelo ânus. (AIRES, 2008).
Segundo BERNE et al, a absorção refere-se aos processos pelos quais as moléculas são transportadas através