atitude empresarial
Os primeiros computadores surgiram na década de70, concretizando uma filosofia revolucionária. Até então, uma pessoa poderia ter a disponibilidade de uso de um computador exclusivo.
11/4/2012
Fisioterapia e terapia ocupacional
O objectivo do fisioterapeuta e/ou terapeuta ocupacional é ajudar o doente a efectuar as actividades do dia-a-dia de forma tão fácil quanto possível, melhorando desta forma a sua qualidade de vida. A abordagem do fisioterapeuta na EM é algo diferente da maioria dos casos com os quais lida, nos quais os doentes sofreram alguma lesão e o tratamento tem por objectivo que os doentes voltem, tanto quanto possível, ao normal. A EM é caracterizada por um nível de incapacidade que aumenta progressivamente e o trabalho do fisioterapeuta é maximizar a capacidade funcional do doente. Isto é obtido através da educação, exercício, tratamentos específicos e dos cuidados necessários.
Após uma avaliação cuidadosa, os portadores de EM podem iniciar as sessões de fisioterapia, quer seja em internamento, quer seja em ambulatório.
O terapeuta ocupacional será a pessoa responsável por ajudar o doente a lidar com os aspectos práticos de viver com a incapacidade, incluindo a escolha da cadeira de rodas, uso de tecnologias de apoio e a adaptação da casa.
Tipicamente, os problemas associados com o nível de incapacidade que são abordados pelo fisioterapeuta são: Espasticidade Fraqueza Fadiga Postura incorrecta
Espasticidade
Para além dos medicamentos utilizados para aliviar os espasmos musculares, podem ser tentadas as seguintes terapêuticas físicas:
Arrefecimento e estiramento - uma almofada de gelo é aplicada na área e depois estirada durante aproximadamente 10 minutos Estimulação suave da pele durante cerca de 3 minutos Estimulação eléctrica - o músculo é estimulado por uma série de pulsos eléctricos (geralmente seguidos de estiramentos)
Fraqueza