portugues
A Escola Estadual Afonso Pena é uma das escolas pioneiras de Belo Horizonte. Foi criada no governo do Dr. João Pinheiro, recebendo o nome de Grupo Escolar “Afonso Pena”, no ano de 1907. Foi escolhido para Patrono do estabelecimento o Conselheiro Dr. Afonso Pena, proprietário de uma das casas onde até hoje funciona a escola. Aos seus 105 anos de existência a E.E. Afonso Pena passou por várias administrações, sendo sua primeira diretora a Sra. Maria Salomé Pena que queria que a escola fosse um referencial para a classe rica de Belo Horizonte, devido à qualidade de ensino e a sua localização central. O prédio onde funciona a escola foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (IEPHA), em 1983, e recentemente foi restaurado com o propósito de voltar às suas características principais e primárias da época da construção.
2- Instituto de Educação
O Instituto de Educação de Minas Gerais (também conhecido como IEMG) é uma das mais tradicionais escola públicas de Belo Horizonte. Fundada em 1906, originalmente, preparava apenas moças para o magistério. Atualmente atende Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal e Educação de Jovens e Adultos. Chegou a ter um curso superior de Pedagogia, posteriormente transferido para a UEMG. O edifício, localizado à rua Pernambuco no bairro Funcionários, é obra relevante da arquitetura dos primeiros anos de Belo Horizonte.
3- Santa Casa
Projetada para ser a capital do Estado, Belo Horizonte foi inaugurada em 1897. No ano seguinte, um grupo de personalidades da capital mineira - percebendo a carência de assistência médica aos menos favorecidos, principalmente indigentes - formaram a Associação Humanitária da Cidade de Minas, primeiro passo para a construção de um hospital que pudesse atender a parcela carente da população. Em uma reunião realizada em 1899, foram abertas inscrições para sócios-fundadores e adotadas providências para um