Atigo
Fábio Wolff da Rosa
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Caxias do Sul
2011
Introdução
Este trabalho abordará a questão da ética e da responsabilidade social, tendo como objetivo principal a abordagem da ética ambiental, que é uma das ramificações mais recentes da ética, porém, em tempos atuais passou a ser extremamente necessária para sociedade global. Colocando em questão um assunto muito polêmico e apreensivo, incluso na ética ambiental, a comercialização de peles.
Ética Ambiental
A palavra Ética que se origina do grego ETHOS, que corresponde ao caráter, o modo de ser e a forma do homem agir em sociedade.
Este conceito está relacionado ao conceito de Ética antropocêntrica, ou seja, considera o comportamento do homem em relação a si mesmo e por possuir a capacidade de raciocínio é superior aos demais seres da terra.
A Ética ambiental é uma ampliação do conceito anterior, pois não se refere somente à maneira do homem agir no seu meio social, mas também a maneira de agir em relação à natureza.
A Ética ambiental é necessária para a espécie humana, pois sua conservação está compreendida na conservação de todos os seres vivos.
O conceito da Ética ambiental está relacionado ao conceito da Ética ecocêntrica (do grego OIKOS, referente à casa, morada) e por esse conceito, o comportamento do homem é considerado em relação a si e aos demais seres vivos.
Pelo conceito da Ética ecocêntrica, o homem deixa de ser o “dono” da natureza e volta a fazer parte dela, abandonando a visão de superioridade em relação às outras espécies e deixando de agir de forma predatória em relação às mesmas.
Com a Ética ambiental procura-se estabelecer uma nova ordem mundial, de forma a atender aos desejos do homem, porém, limitados pelas necessidades dos demais seres vivos, visando também atender as necessidades de futuras gerações.
Responsabilidade social
Pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter com a sociedade, expresso