Produção científica brasileira em gestão da inovaçãoanálise das publicações do enegep entre 2005 e 2009.
699 palavras
3 páginas
PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM GESTÃO DA INOVAÇÃOANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO ENEGEP ENTRE 2005 E 2009.Alunos: Tiago Ribas Bueno e Sandro Mauro Kutax
Introdução
O tema inovação vem sendo muito discutido atualmente devido à grande importância que ela representa para as organizações . Objetivo: Analisar a produção científica brasileira ,em relação às principais características e tendências das pesquisas.
Fundamentação Teórica
Segundo Takahashi e Takahashi(2007),as inovações dizem respeito a mudanças que podem estar relacionadas ao modo como a organização cria,produz,entrega ou oferece seu(s) produto(s).
Fundamentação Teórica
A proposta mais importante e reconhecida é a do manual de Oslo da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, a qual, define inovação como sendo a implementação de produtos e processos novos ou aperfeiçoados. As inovações também podem ser classificadas pelo grau de mudança envolvida em incremental e radical.
Fundamentação Teórica
Mattos e Guimarães(2005), as inovações incrementais ocorrem quando são realizadas pequenas melhorias no produto ou no processo de sua fabricação, ligadas ao aperfeiçoamento funcional, à redução de custos e aumento da qualidade e eficiência do processo de produção.
Fundamentação Teórica
A inovação envolve um ciclo dividido em quatro estágios:
Introdução: surgimento de um produto no mercado, onde um reduzido número de empresas domina e opera determinada tecnologia. Crescimento: há uma melhoria progressiva no desempenho da tecnologia, na medida em que a concorrência aumenta surgindo a necessidade de inovações incrementais.
Fundamentação Teórica
Maturação: intensa concorrência e diminuição do ritmo de crescimento das vendas. Declínio: usuários e indústria deixam de fazer uso da tecnologia até então utilizada.
Procedimentos metodológicos
Classificação da pesquisa Esta pesquisa tem natureza básica. A forma de