Atigo de BI
Resumo
Mineração de dados esta se tornando comum em áreas de atuação que necessitam de melhoramentos baseado em dados históricos, nesse artigo analisaremos um pouco dos dados específicos para implantar ou excluir aspectos já existentes na demanda turística em Maceió.
1.Introdução
Mineração de Dados ou Data Mining a atividade de extrair informação de grandes bases de dados, cujo objetivo é a descoberta de fatos e padrões comportamentais, previamente ocultos. O uso da Mineração de Dados nos setores públicos e privados estão se tornando cada vez mais comum. No setor privado, bancos, seguradoras, varejistas, entre outros, utilizam essa tecnologia com o intuito de reduzir custos e aumentar as vendas. Um caso de sucesso e o Bank of America, que utilizou técnicas de Mineração de Dados para selecionar dentre seus clientes aqueles com menor possibilidade de n ˜ ao honrar com empréstimos. Com base nessa informação, foi feito um trabalho de marketing na oferta de crédito aos correntistas selecionados. Em apenas três anos, o Bank of America aumentou sua lucratividade em cerca de trinta milhões de dólares [BankOfAmerica 2009]. No setor público, a mineração de dados ´ e utilizada, principalmente, como forma de descobrir fraudes.
Utilizados a mineração de dados em dados que definem a frequência de turistas em nossa cidade, tais como dados de hotéis, restaurantes, pontos turísticos e outros dados que pode ajudar na melhoria desses pontos para melhor receber e divulgar tomando atitudes que melhorem o atendimento dos visitantes. A secretaria de Turismo do estado possui um largo banco de dados com informações relacionadas a frequência de turista e o que foi feito para melhoria desse frequência usando esses dados podemos tomar decisões para que novas melhorias e novos planos sejam elaborados para aumentar a rotatividade de turistas em Maceió e manter os pontos turísticos receptivos para os