atigo
Roberto Weber 1
Telma Dias 2
Thayse Linder Piovesan 3
(UNEMAT)
RESUMO: Procurou-se observar as vantagens e desvantagens da terceirização do serviço na empresa Transportadora São Bento, a partir da coleta de dados. Entende-se que a necessidade de terceirizar o serviço de manutenção surgiu devido aos problemas logísticos enfrentados pela empresa, como decorrência dos desgastes em seus caminhões. Os administradores da Transportadora São Bento analisam uma melhor forma de diminuir os gastos com serviços de manutenção ou mão-de-obra terceirizada a partir de novas estratégias empresariais.
Palavras-chave: serviço, manutenção, gastos.
Introdução
Este trabalho aborda como tema a mão-de-obra terceirizada, exemplificando suas vantagens e desvantagens e tem por objetivo promover a discussão sobre sua aplicabilidade dentro da empresa Transportadora São Bento.
No Brasil, a terceirização do trabalho foi criada a partir da necessidade em atender as novas atividades insurgentes no país. A terceirização refere-se ao direcionamento de responsabilidades para que seja possível alcançar resultados, teoricamente, de forma mais rápida e prática.
A definição de serviços terceirizados é pauta de grande discussão no país, como por exemplo, os problemas e soluções gerados as empresas. Desta forma, a Transportadora São Bento será utilizada para a análise da utilização de mão-de-obra terceirizada.
HISTÓRICO DA EMPRESA
Em 2009 o atual dono da empresa adquiriu seu primeiro caminhão, criando a empresa Getúlio B. Guimarães Junior. Com a abertura da empresa, começaram os trabalhos de pequenos transportes para as cidades vizinhas iniciando assim o transporte de produtos de lavoura e afins.
Em 2010 foi fundada a Getúlio B. Guimarães Jr., uma empresa individual que possuía um quadro de três funcionários registrados. No mesmo ano, em outubro, foi modificado a razão social para Transportadora São Bento