atigo natura
Faculdade Anhanguera Taubaté – Unidade 1
Administração
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO
CONHECIMENTO NA NATURA COSMÉTICOS:
SER VIRTUAL E O SABER REAL
Carlos Alberto de Almeida ............................ RA: 6891513761
Taubaté – SP
2013
Anhanguera Educacional
Faculdade Anhanguera Taubaté – Unidade 1
Administração
GESTÃO DO CONHECIMENTO
1) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
R: A criação de conhecimento novo de uma empresa deve ser favorecida por foco externo; tecnologias facilitadoras; gestão de performance e de pessoas.
Algumas empresas ainda possuem uma visão de modelo reducionista, esse modelo se baseia no que chamamos de conhecimento não compartilhado, ou seja, são experiências que de certa forma enriqueceriam as empresas que se propusessem a ouvir seus colaboradores na busca por melhorias internas e não somente focarem isoladamente em um só problema. Os seus departamentos vivem num mundo isolado ou competem entre si pelas informações que agregariam valor para o todo e com isso muitas vezes acabam privando a empresa de partilhar e compartilhar novos conhecimentos. Na maioria das situações, não dão a importância necessária para visão geral de seu negocio, focando somente nas reduções de custos, ou em resolver problemas localizados e se esquecem de que cada departamento esta interligado a outro de forma que todos devem cumprir suas responsabilidades em manter o “corpo” da empresa saudável, buscando o interesse comum que é um bom trabalho e um bom produto de acordo com necessidade de todos.
2) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
R: Para que todos os colaboradores, incluindo as lideranças da organização comprem a ideia proposta com a inserção do conhecimento novo, as empresas devem se adequar, mesmo que continuem com métodos oriundos da era industrial.
Em geral as empresas produzem mais informações e