athos bulcao
Em 2 de Julho de 1918, no Rio de Janeiro, nasce o pintor, escultor e arquiteto Athos Bulcão. Passou sua infância em Teresópolis. Antes de seus 5 anos perde sua mãe para o enfisema pulmonar, sendo criado pelo seu pai e seus irmãos.
Pela família ter um interesse por arte, era levado frequentemente por suas irmãs ao teatro, Salão de Artes, espetáculos, ópera e até à comédia.
Vida nas Artes:
Em 1939, Athos deixou de fazer medicina para se aprimorar nas artes visuais. Em 1944 realizou sua primeira exposição individual, na inauguração da sede do Instituto dos arquitetos do Brasil e em 2007 realizou sua última exposição, no Museu Brasileiro de Escultura Marisila Rathsam, em São Paulo.
Depois de ser apresentado por amigos ao Cândido Portinari, em 1945trabalhou como seu assistente no painel de São Francisco de Assis da igreja da Pampulha, em Belo Horizonte. Entre 1948 e 1950, vive em Paris, onde realiza cursos de desenho na Académie de La Grande Chaumière e de litografia no ateliê de Jean Pons.
De volta ao Rio de Janeiro, foi funcionário do Ministério da Educação e Cultura, onde trabalhou com ilustração de publicações, também realizando trabalhos como artista gráfico e desenhista.
Em 1955, com a transferência da capital para Brasília, a convite de Oscar Niemayer, torna-se um dos principais artistas a desenvolver uma obra ligada à arquitetura, posteriormente trabalha em associação com o arquiteto João Figueiras Lima.
Pelo conjunto de obras, recebeu vários prêmio e condecorações, como a Ordem do Mérito Cultura, recebida em 1955 do Ministério da Cultura.
Athos Bulcão foi amigo de alguns dos mais importantes artistas brasileiros, como, Carlos Sciliar, Jorge Amado, Pancetti, Enrico Bianco, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, entre outros.
Morte:
Athos estava em tratamento contra o Mal de Parkinson desde 1991 no Hospital Sarah Kubitschek. E no dia 31 de julho de 2008 Brasília fica em luto, falece aos seus 90 anos, um grande artista, pintor,