Athos bulcão e a moda
1. INTRODUÇÃO
As eras moderna e contemporânea são repletas de movimentos artísticos contestadores e inovadores.
Esses movimentos inspiraram e ainda inspiram muitos criadores de moda. Dentre eles está o mosaicista moderno Athos Bulcão. Suas obras estão em diversos lugares do Brasil, mas se encontram na sua maioria em Brasília.
Dos atuais criadores brasileiros, um dos que mais se destaca é Ronaldo Fraga, que com sua criatividade, mostra para o mundo que o Brasil pode ter uma moda autoral.
2. O CRIADOR DE MODA NAS ERAS MODERNA E CONTEMPORANEA
A moda não existe desde sempre, é um fenômeno de “evolução” dos modos e das modas, fortemente influenciado pela política e pela economia da sociedade moderna.
Segundo Lipovetsky a moda, no sentido moderno, passou a existir em meados do século XIX. Anteriormente, os “criadores de moda”, se podemos assim dizer, eram os costureiros e alfaiates que produziam poucas peças, com poucas e raras variações, e que eram feitas para durar muito tempo.
Com a haute couture, o desejo das mulheres se voltava para as roupas com o visual em voga. Surgiram então as casas de prêt-à-porter que “democratizavam” o vestuário. Durante o período “New Look” a indústria americana clonava as peças da alta-costura de Dior, como a linha Paris-Arkansas, com tecidos mais baratos, como o raiom, para que as outras mulheres também pudessem usufruir do visual ideal.
Após algum tempo, as coleções passaram a ser adiantadas em no mínimo seis meses, devido à quantidade de gastos que uma produção em massa requer. Foi então que o atacado começou a investir na força criativa para obter bons resultados de venda. A estética padronizada difundida pela indústria tornou-se o principal principio da democratização.
As limitações da indústria têm de ser dribladas, e uma opção para isso é a criatividade. A confecção trabalha com a dualidade de antecipar o novo e do imediatismo.
A escolha das cores é feita, geralmente, dois anos antes de o produto ser