Memorial teatro na escola
O presente memorial é o trabalho de conclusão do curso de Artes Cênicas, solicitado pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Este aborda a minha experiência no teatro desde a infância até a atuação como educador, com foco principal nas minhas participações no Festival de Teatro na Escola, projeto da Fundação Athos Bulcão.
O teatro em Brasília tem ganhado cada vez mais espaço na meio escolar e na sociedade em geral, por diversos fatores como vestibulares, o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), cursos e oficinas teatrais. Assim, neste memorial foco no Festival como exemplo, em especial no que diz respeito à inclusão de jovens na prática teatral tanto na educação formal como na informal do Distrito Federal. Será apresentada a minha experiência da forma como eu a via no momento e, finalmente, farei reflexões a respeito destes fatos.
Este memorial foi organizado em três capítulos, sendo que no primeiro, “MEMORIAS DO ATHOS”, dedicado a falar sobre o artista Athos Bulcão e a fundação que leva seu nome.
O segundo capítulo, “MEMORIAS NÃO TÃO DISTANTES”, Discorre sobre o Festival de Teatro na Escola e seu funcionamento.
O terceiro capítulo, “MEMORIAS PRESENTES”, relata minha experiência como estudante e oficineiro no Festival e também na disciplina Estágio Curricular em Artes Cênicas IV como professor durante a graduação.
1. MEMÓRIAS DO ATHOS
1.1 Athos Bulcão, o artista e sua Fundação. A Fundação Athos Bulcão é uma instituição criada em 1992 para difundir, pesquisar e promover as obras do artista plástico que leva o mesmo nome. Segundo o arte-educador Fábio da Silva, o artista:
“nasceu no Rio de Janeiro no dia 02 de julho de 1918, atuou como pintor, cenógrafo e desenhista, e um dos aspectos mais marcantes dos seus trabalhos é a integração da arte com a arquitetura, cuja articulação se efetivou com dois dos principais arquitetos do Brasil, Oscar Niemeyer e