Biografia
Biografia
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Nasceu numa chácara no morro do Livramento no Rio de Janeiro em 21/06/1839, filho de José Francisco Machado de Assis, um mulato, pintor de paredes e sua mãe Leopoldina Machado de Assis era lavadeira, de origem portuguesa da Ilha dos Açores, uma família muito pobre. Era mulato foi vítima de preconceito, perdeu na infância sua mãe e foi criado pela madrasta Para ajudar nas despesas da casa trabalhou vendendo doces. Superou todas as dificuldades da época e tornou-se um grande escritor.
Na infância, frequentou por pouco tempo uma escola pública durante o primário e aprendeu francês e latim. Em 1851 morre seu pai. Trabalhou como aprendiz de tipógrafo, foi revisor e funcionário público. Aos 16 anos no dia 21 de janeiro conseguiu publicar seu primeiro poema intitulado “Ela”, na revista Marmota Fluminense que é a livraria de Francisco de Paula Brito. Em 1856 entra na Tipografia Nacional, como aprendiz de tipógrafo, onde conhece o escritor Manuel Antônio de Almeida, de quem se torna amigo. Aí permaneceu até 1858. Trabalhou também como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro. Em 1864 publica seu primeiro livro de poesias, "Crisálidas". Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e seu primeiro presidente, e em sua homenagem, a academia é também chamada de "Casa de Machado de Assis". Em 1869 casa-se com Carolina Augusta Xavier de Novais, que o estimulou na carreira literária.
Podemos dividir as obras de Machado de Assis em duas fases distintas: Na primeira fase (fase romântica) apresenta o autor ainda preso a alguns princípios da escola romântica. Os personagens de suas obras possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Desta fase podemos destacar as seguintes obras: Ressurreição (1872), seu