atestado de trabalho
Igreja tombada pelo Patrimônio Histórico passa por reformas no Sul
Local está fechado há quase um ano por problemas estruturais.
Trabalho de restauração tem previsão de término em abril de 2014.
Janine LimasDo G1 SC
2 comentários
Igreja está fechada há cerca de um ano
(Foto: Janine Limas/RBS TV)
Tombada pelo Patrimônio Histórico de Criciúma, no Sul catarinense, a Igreja São Roque começou a ser revitalizada neste mês de janeiro, quase um ano depois de ter sido fechada por problemas estruturais. O imóvel histórico apresentava rachaduras e danos que comprometiam a segurança dos frequentadores. As obras devem ser concluídas em três meses e estão orçadas em R$ 385 mil. Todo o processo de liberação dos trabalhos passou pela aprovação do Ministério Público e da Defesa Civil do município.
Os problemas foram causados pela atividade de mineração que fica próxima do local onde a igreja foi construída, por isso, a mineradora é responsável em arcar com as despesas da revitalização. O engenheiro responsável pela obra, Carlos Alberto Moreira, disse que a detonação de rochas provocou o deslocamento do terreno. Ele explica que foi essa movimentação de terra que provocou os danos na estrutura. "A parte aterrada do terreno se deslocou, provocando as fendas e rachaduras".
Trabalhos iniciaram em janeiro de 2014
(Foto: Janine Limas/RBS TV)
Para evitar que isso ocorra novamente, na parte de traz da igreja está sendo construído um muro de contenção. A estrutura do arco central, que também ficou abalada, está sendo reforçada com chapas metálicas. "Além de recuperar a estrutura, vamos também trocar o piso da sacristia e pintar toda a parte externa da igreja " destaca o engenheiro.
A Igreja São Roque foi construída com o apoio dos moradores da comunidade na década de 1940. Além do resgate histórico, a restauração deve oferecer mais segurança. A comissão responsável pela reforma vai trocar o sistema elétrica e revitalizar o jardim em frente