Aterosclerose
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Patologia
Curso de Farmácia
ESTUDO DIRIGIDO DE PATOLOGIA
1) Diferencie os termos ARTERIOSCLEROSE e ATEROSCLEROSE.
Arteriosclerose literalmente significa “endurecimento das artérias”; é um termo genérico que reflete espessamento da parede arterial e perda de sua elasticidade. Existem três padrões gerais, com diferentes consequências clínicas e patológicas:
Arteriosclerose: afeta pequenas artérias e arteríolas.
Esclerose medial de Monckeberg: caracteriza-se por depósitos calcificados nas artérias musculares em pessoas tipicamente acima dos 50 anos de idade.
Aterosclerose: é o padrão mais frequente e clinicamente mais importante, e será comentado logo mais.
A aterosclerose causa uma alteração profunda em basicamente todas as artérias: nas que vão para o coração e o cérebro, as carótidas, na aorta, essa grande artéria que distribui o sangue para o corpo todo, e nas artérias dos membros inferiores. Essa alteração acontece, devido acúmulo nos vasos de lipídeos. As artérias afetadas pela aterosclerose perdem elasticidade e, à medida que essas placas de gordura crescem, as artérias estreitam-se. Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulação do sangue e, como conseqüência, a obstrução total e súbita do vaso, o que leva ao infarto do miocárdio. Estudos identificaram que certos indivíduos têm maior propensão ao desenvolvimento dessa doença. São aqueles que apresentam os chamados fatores de risco para aterosclerose, como o tabagismo, a alteração dos lípides ou gorduras sangüíneas (colesterol e/ou triglicérides), o aumento da pressão arterial, o diabete, a obesidade, a vida sedentária e estresse emocional.
2- a) Explique o que são xantomas, e busque na Internet imagens que ilustrem esse tipo de lesão. b) A afirmação "Xantomas sempre são encontrados em pacientes