aterosclerose
Introdução:
Neste trabalho falaremos sobre a doença Ateroscleose, explicaremos ela, falaremos sobre suas causas, sobre seus sintomas, sobre como ela pode comprometer o organismo, como pode ser evitada e sobre os seus exames para diagnóstico.
O que é Ateroscleose?
Ateroscleose é uma doença cardíaca coronária (DCC), que é o estreitamento dos vasos sanguínoes, esses mesmos que fornecem sangue e oxigênio ao coração. A aterosclerose pode causar danos a órgãos importantes ou até mesmo levar à morte. Tem início nos primeiros anos de vida, mas sua manifestação clínica geralmente ocorre no adulto.
Quais são as causas da doença?
A aterosclerose é causada pelo acúmulo de gorduras (lípides) nas artérias, causando o estreitamento dos vasos sanguíneos, a gordura pode ser fabricada pelo próprio organismo da pessoa ou, adquirida através da alimentação. Tudo começa quando monócitos ( um tipo de leucócito mononuclear) se deslocam da corrente sanguínea para as paredes arteriais e passam a acumular lípides (gorduras), principalmente colesterol, formando as placas ateroscleróticas ou ateromas. As artérias afetadas por essa gordura perdem a elasticidade e ao passar do tempo e as placas de gorduras aumentam, as arterias se estreitam, cada vez mais.
Essas placas, eventualmente, pode se romper, e isso causa o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, e a reação disso é a coagulação do sangue e como consequência, a obstrução total e súbita do vaso, causando isso, ocorre um infarto do miocárdio.
Quais são os sintomas?
Normalmente a aterosclerose não apresenta nenhum tipo de sintoma até que um estreitamento acentuado ou obstrução de uma ou mais artérias ocorra, á medida que a doença estreira a artéria, o órgão, ou os órgãos, podem deixar de receber o sangue que é preciso para oxigenar os seus tecidos, ou seja recebera apenas uma quantidade, por causa do estreitamento ou “infarto” dos vasos.
O