Aterosclerose
Introdução:
É uma doença lenta e progressiva que pode começar na infância.
Característica:
É uma doença crônica degenerativa, caracterizada pela obstrução de vasos sanguíneos, causada pela formação de ateroma.
O que são os ateromas:
Os ateromas são placas, compostas especialmente por lipídeos (principalmente o colesterol) que se acumulam na parede dos vasos, causando a diminuição do diâmetro do mesmo. Esses lípides podem ser produzidos pelo próprio organismo, ou serem adquiridos através da alimentação. Em casos extremos pode acontecer a obstrução total de vasos vitais, como os do coração e do cérebro. Estas placas são compostas por gorduras, colesterol, cálcio ou outras substâncias encontradas no sangue.
Como são formadas as placas:
Os monócitos – glóbulos brancos de defesa – percorrem a corrente sanguínea, e acabam se agrupando nas paredes das artérias e aglomerando-se nas gorduras. Aos poucos, essa gordura acumula-se e provoca o estreitamento e até mesmo a obstrução da artéria.
Tipos de aterosclerose aterosclerose pode ser encontrada sob duas formas: * placas duras e estáveis, em que as paredes são grossas e endurecidas; * placas moles e instáveis.
Tanto as placas duras quanto as moles podem apresentar uma fissura propiciando a deposição de fatores de coagulação e a conseqüente formação de um coágulo evoluindo até o entupimento da artéria. As placas moles, mesmo sendo rasas, e não causando obstruções importantes enquanto preservadas podem, em dado momento, romper-se e acarretar a obstrução pela formação de um coágulo.
Causas:
É causada pelo acúmulo de lípides (gorduras) nas artérias, que podem ser fabricados pelo próprio organismo ou adquiridos através dos alimentos. Ela começa quando monócitos (um tipo de leucócito mononuclear) migram da corrente sanguínea e depositam-se nas paredes arteriais e passam a acumular gorduras, principalmente colesterol, formando as placas ateroscleróticas ou ateromas.
As artérias afetadas pela