República velha
Professor:
Matéria: História
Os presidentes da República Velha
Joinville 2013
Prudente de Morais (1841-1902) – Biografia
Prudente de Morais foi primeiro presidente civil da República eleito pelo voto popular. Formado em Direito, assumiu vários cargos políticos.
Prudente José de Morais e Barros nasceu em Itu, São Paulo, no dia 4 de outubro de 1841. Filho de José Marcelino de Barros, agricultor e tropeiro, e de Catarina Maria de Morais. Ficou órfão de pai quando tinha 3 anos de idade. Algum tempo depois sua mãe casa com o Major José Gomes Carneiro. Foi aluno do Colégio Manuel Estanislau Delgado.
Em 1857 mudou-se para São Paulo, onde em 1958 conclui seus estudos preparatórios no Colégio João Carlos da Fonseca. Em 1959 entrou para a Faculdade de Direito de São Paulo.
Em 1863, já formado, foi morar em Piracicaba, onde abriu um escritório de advocacia. Em 1866 viajou para Santos onde casou-se com Adelaide Benvinda, filha de seu padrinho. Dessa união nasceram oito filhos.
Prudente José de Morais Barros, morreu vítima de tuberculose, em Piracicaba, São Paulo, no dia 3 de dezembro de 1902.
Prudente de Morais – Vida Política
O paulista Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil da Primeira República. Sua eleição encerra o período dos governos provisórios dos marechais Deodoro e Floriano e marca o início do predomínio da oligarquia cafeicultora no poder. Eleito o terceiro presidente da República, tomou posse em 15 de novembro de 1894 e permaneceu no cargo até 1898.
Seu governo não foi fácil e já começou enfrentando situações complicadas. Enfrentou logo de partida a oposição dos florianistas (seguidores do ex-presidente Floriano Peixoto) e a reorganização do Partido Monarquista. Teve que se esforçar muito contra as medidas anti-inflacionárias do governo e a queda do preço do café no mercado mundial.
Como se não fosse suficiente, algumas revoltas complicaram