oleo
Com narra, O Monge e o Executivo conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. E o relacionamento com sua esposa ia de mal a pior, John já não tinha autoridade sobre seus filhos, quando percebeu viu que sua vida não era mais a mesma ele passava por um período difcil, houve um momento que John achava que era feliz, mais John se preocupava, já estava se tornando uma pessoa melancolico.
Numa tentativa desesperada de controlar a situação,sua esposa Rachel tenta convencer o seu esposo,que ele conversase com pastor. O pastor suguriu que John participar de um retiro num mosteiro, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.
Leonard ganhou fama no mundo por sua capacidade de recuperar empresa em crise, transformando em exemplos.
O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes de um grande líder. Ou seja, para liderar é preciso estar disposto a servir.
Através desses personagens, James C. Hunter apresenta conceitos para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso.
A liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: na liderança o líder lidera pessoas, enquanto na gerência o gerente gerencia coisas.