Atenção Integral à Saúde
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em Pontos de Atenção à Saúde. Cite quais são os membros da equipe multiprofissional que atuam na Saúde da Família.
1 Médico,
1 Enfermeiro,
1 Técnico de Enfermagem,
1 Cirurgião-dentista,
Agentes Comunitários de Saúde suficientes para cobrir 100% da pop. cadastrada, com máximo de 12 ACS/equipe.
1 Auxiliar de Consultório Dentário e 1 Técnico Higiene Dental.
Diante da crise mundial dos sistemas de saúde, qual é o maior desafio brasileiro a ser enfrentado, considerando a transição demográfica acelerada e a situação epidemiológica do país?
Enfrentar uma situação de saúde de transição demográfica acelerada e de uma situação epidemiológica que acumula: as doenças infecciosas e parasitárias, os problemas de saúde materno infantis, as causas externas, as condições crônicas, com predominância relativa desta última.
A Saúde da Família é estratégia prioritária para a organização da Atenção Primária à Saúde no SUS. Como a Universalidade e a Equidade, podem ser compreendidos no SUS?
A universalidade constitucional compreende a cobertura, o atendimento e o acesso ao Sistema Único de Saúde, expressando que o Estado tem o dever de prestar atendimento nos grandes e pequenos centros urbanos e também às populações isoladas geopoliticamente, os ribeirinhos, os indígenas, as minorias, os prisioneiros, os excluídos sociais.
Assim, os programas, as ações e os serviços de saúde devem ser concebidos para propiciar cobertura e atendimento universais, de modo equitativo, a toda população brasileira.
Cite os princípios gerais do trabalho na Estratégia Saúde da Família:
Território Delimitado,
Cadastramento domiciliar,
Diagnóstico situacional,
Ações dirigidas aos problemas de saúde da comunidade,
Postura pró-ativa frente aos problemas de saúde-doença da