Sinônimos
As palavras que possuem significados próximos são chamadas de sinônimos.
Veja que o sentido dessas palavras são próximos, mas não são exatamente equivalentes. Dificilmente encontraremos um sinônimo perfeito, uma palavra que signifique exatamente a mesma coisa que outra.
Exemplo: residência - casa - lar - moradia distante - longe saboroso - delicioso automóvel - carro
Há uma pequena diferença de significado entre palavras sinônimas.
Note que, embora lar e casa sejam sinônimos, ficaria estranho se falássemos a seguinte frase:
Comprei um novo lar.
*Obs.: o uso de palavras sinônimas pode ser de grande utilidade nos processos de retomada de elementos que inter-relacionam as partes dos textos.
Antônimos
São palavras que possuem significados opostos, contrários.
Exemplo: bem -mal presença - ausência forte - fraco escuro - claro descer - subir vazio - cheio possível – impossível
O emprego de antónimos na construção de frases pode ser um recurso estilístico que confere ao trecho empregado uma forma mais erudita ou que chame atenção do leitor ou do ouvinte.
Conto O conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, um texto em prosa que da o seu recado em reduzido numero de paginas ou linhas.
Apresenta como sua maior qualidade os fatores concisão e brevidade. Deve produzir em quem o lê, um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza insólita do que foi contando, da feição surpreendente do episodio ou do modo como foi contado.
Esta brevidade, porém, não pode coprometer a qualidade do texto, que deve cumprir o seu papel junto ao leitor com a mesma competência dos contos mais longos.
O conto constitui uma unidade dramática. Portanto, contem um só conflito, um só drama, uma só ação.
O conto precisa causar um impacto, um efeito singular no leitor, não pode ser enfadonho, deve causar muita excitação e emotividade e prender a atenção do leitor. Sendo o gênero literário mais moderno e que maior