Atenção Farmacêutica
Luciana Pickler Demoliner 2
Temis Weber Furlanetto Corte 3
RESUMO
Os medicamentos utilizados em quimioterapia podem ser administrados por diversas formas, entre elas, a via oral. Pacientes que fazem esse tipo de tratamento devem ter um acompanhamento especial, já que esta forma farmacêutica geralmente é administrada em domicílio, aumentando os riscos de erros e descontinuidade do tratamento. O farmacêutico pode melhorar os resultados do tratamento quando pratica a Atenção Farmacêutica. Neste caso, para o paciente oncológico, é imprescindível um acompanhamento adequado da terapia medicamentosa utilizada, já que os efeitos adversos de problemas com essa terapia são, geralmente, graves. Dentre os medicamentos administrados por via oral, encontra-se o
Lapatinibe, um inibidor da tirosinoquinase de receptor ErbB1 e ErbB2. O lapatinibe, combinado com a capecitabina, apresenta um efeito clínico significativo, melhorando o tempo de progressão de pacientes com câncer de mama metastático que progridiram ao trastuzumabe, sendo uma estratégia farmacológica nova e diferente para a supressão do câncer de mama ErbB2+. A proposta de uma guia de orientação pode ajudar o esclarecimeto de dúvidas dos pacientes e a transmitir informações importantes sobre o tratamento e a proposta de ficha farmacoterapêutica auxiliará o farmacêutico a acompanhar o tratamento do paciente. Palavras – Chave: Lapatinibe. Atenção Farmacêutica. Fica Farmacoterapêutica.
Guia de orientação.
ABSTRACT
The medications used in chemotherapy can be administered in various ways, among them by oral route. Patients who do this kind of treatment should have a special monitoring, since this pharmaceutical form is usually administered at home, increasing the risk of mistakes and discontinuation of treatment. The pharmacist can improve treatment outcomes when developing a pharmaceutical care, making monitoring of drug therapy used.