Campo Elétrico
A eletricidade formadora do campo elétrico foi estudada por Tales de Mileto. O estudioso da natureza descreveu o fenômeno que consiste em uma barra de âmbar que atrai pequenos objetos depois de esfregada em pele de coelho. Que é a mesma coisa que esfregar uma caneta de plástico contra um pano, e assim o objeto fica eletricamente carregado.
Michael Faraday (1791-1867) foi o primeiro a propor o conceito de campo elétrico, este conceito foi o primeiro com os trabalhos de James Marxwell, discípolo de faraday.
O conceito de campo elétrico surgiu de explicar à ação de força a distância. O campo elétrico pode ser entendido como um campo de força provocada por cargas elétricas (elétrons, prótons ou íons) ou por sistema de cargas. Cargas elétricas estão sujeitas a uma força elétrica.
Estes fenômenos são observados pelo o homem desde a antiguidade. E desde então houveram vários modelos que foram propostos para tentar explicar a sua origem.
Campo Elétrico
O campo elétrico é um campo vetorial, constituído por uma distribuição de vetores, um para cada ponto de uma região em torno de um objeto eletricamente carregado como um bastão de vidro. Em princípio, podemos definir o campo elétrico em um ponto nas proximidades de um objeto carregado, como o ponto P da Fig. 1.1. Figura:1.1
Colocamos no ponto P uma carga positiva qo, chamada carga de prova, medimos a força eletrostática F que age sobre a carga qo, e definimos o campo elétrico E produzido pelo objeto através da equação. (campo elétrico)
O módulo do campo elétrico E no ponto P é E = F/qo e a orientação de E é a da força F que age sobre a carga de prova (que sumos ser positiva). Como mostra a Fig. 1.2, representamos o campo elétrico no ponto P como um vetor cuja origem está em P. Para