estagio
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Ela ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
Antes de proclamar a Independência do Brasil, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência e após o ato, foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822 e muitas coisas aconteceram, como: Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas; Em algumas regiões do Brasil, principalmente no nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil, mas os conflitos duraram pouco, pois D. Pedro I concedeu privilégios a comerciantes portugueses para que estes aceitassem a libertação do Brasil, desde então, as elites econômicas sempre articularam de modo que as transformações políticas e econômicas mantivessem seus privilégios. (Livros-textos (Ensino Médio) I. Maia, Raul. Eliana Maia. Multimatérias São Paulo: DCL, 2005).
Este processo que livrou o Brasil do domínio português, não foi de conhecimento de todos os brasileiros, pois o povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou. O que vemos hoje nada mais é que uma continuidade da tradição política brasileira (Livros-textos (Ensino Médio) I. Maia, Raul. Eliana Maia.