Atenção farmacêutica
Sidimar José Garcia Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia Clinica
RESUMO
A Atenção Farmacêutica é uma importante estratégia utilizada para a redução da morbimortalidade de idosos relacionada aos medicamentos. Assim o objetivo é melhorar a qualidade de vida do idoso que fez uso de medicamento e otimizar o tratamento farmacológico e prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos. Neste contexto existe uma grande preocupação da sociedade porque cerca de 90% dos idosos consomem pelo menos um medicamento e 1/3 deles cinco ou mais princípios ativos, muitos idosos chegam utilizar diariamente mais de quatro tipos de medicamentos, sejam eles prescrito ou de venda livre. Com isso, podemos considerar que a Atenção Farmacêutica adequada ao idoso é de suma importância no cenário atual em que vivenciamos. Sendo uma doença que se caracteriza pela continuidade dos níveis de pressão arterial elevada podem ocorrer em longo prazo lesão de órgão alvo e desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Priorizando a melhoraria na qualidade de vida. Concluímos que a Atenção Farmacêutica para idosos hipertensos é essencial, pois propicia o perfil farmacoterapêutico dos pacientes e os incentivos a usar corretamente os medicamentos e também desenvolver e implantar experiências práticas para a realidade da população idosa brasileira, pois os grandes beneficiados são os que mais precisam desse serviço – os idosos.
Palavra-chave: Atenção Farmacêutica, hipertensão arterial, idoso.
1. INTRODUÇÃO
“A Atenção Farmacêutica para Idosos Hipertensos é um tema instigante e que nos leva a refletir de forma mais abrangente que na atenção farmacêutica, o paciente é o principal foco, e não a doença.”
Os motivos que levam a escolha desta temática é comprovar que a atenção farmacêutica é uma prática que tem como principal finalidade melhorar a qualidade de vida do paciente que faz uso de medicamentos. Otimizar o tratamento