Resenha sociedade midiatizada
Goiânia, 11 de Janeiro de 2013.
Curso: Publicidade e Propaganda
Resenha “Sociedade Midiatizada” – Dênis de Moraes
Uma nova perspectiva
Uma nova realidade está nascendo em nossa sociedade. Vemos com o texto que as mídias e toda essa realidade virtual que estamos inseridos estão provocando mudanças em nossa cultura. Estamos presenciando agora a tecnocultura, que modifica os valores e as relações do homem com e devido as novas tecnologias. Sendo assim, as relações humanas estão se virtualizando, o que chamamos de midiatização, onde você só é reconhecido socialmente se for identificado como consumidor desse mercado. É um novo capitalismo que engloba as novas tecnologias de informação e comunicação e o consumismo.
Para clarear um pouco mais sobre essa midiatização que está ocorrendo vejamos o que Braga diz:
“a palavra “mediatização” pode ser relacionada a pelo menos dois âmbitos sociais. No primeiro são tratados processos sociais específicos que passam a se desenvolver (inteira ou parcialmente) segundo as lógicas da mídia. Aqui, pode-se falar em mediatização de instâncias da política, do entretenimento, da aprendizagem. Já em um nível macro, trata-se da midiatização da própria sociedade (2007, p. 141).”
Essas transformações que estamos vivenciando são irreversíveis tanto para os sujeitos quanto para as instituições, pois, as tecnologias potencializaram a globalização e elevaram a mídia a uma condição de centralidade social, enraizadas na sociedade.
Como característica dessa midiatização vemos a necessidade da velocidade, da urgência e do excesso em vários âmbitos, uma vez que a informação tem que estar sempre atualizada, visto que a tecnologia da suporte pra todo esse imediatismo de informações e para sua grande quantidade. A sociedade virou dependente dessas tecnologias e mais ainda esta inserida em um chamado “Delírio espacial”, onde se vê a navegação incessante nesses meios. O que gera grandes questionamentos tanto sobre