Atenção farmaceutica
Juliana Leandro de Barros
Tayane Oliveira do Santos
aTenção farmacêutica:
Conceito e desafios
Belo Horizonte
2008
Centro Universitário Newton Paiva
Juliana Leandro de Barros
Tayane Oliveira do Santos
aTenção farmacêutica:
conceito e desafios
Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Graduação de Farmácia do Centro Universitário Newton Paiva, como requisito parcial à obtenção de crédito na disciplina de Leitura e Produção de texto Científico.
Orientadora: Daniela Machado
Belo Horizonte
2008
“No século XXI, a Atenção Farmacêutica estabelece novos papéis e responsabilidades para o farmacêutico.”
Cruciol e Souza, 2003, p.53
apud SANTOS, Magali da Silva et al.1
Resumo
A Atenção Farmacêutica, prática relativamente recente no Brasil e no mundo, pode se entendida como um atendimento diferenciado do farmacêutico com o paciente. Individualidade, monitoração da farmacoterapia e o uso racional de medicamentos são algumas das características atribuídas à essa prática.
A implantação da Atenção Farmacêutica encontra dificuldades em diversos aspectos como, por exemplo, o desinteresse dos proprietários de farmácias e dos próprios farmacêuticos, a necessidade de uma infra-estrutura adequada e a disponibilidade do profissional em tempo integral.
A partir disso, foi realizada uma revisão de literatura seguida de uma pesquisa de campo, na qual elaborou-se questionário destinado a farmacêuticos em farmácias comunitárias privadas, com intuito de conhecer um pouco sobre a realidade da Atenção Farmacêutica no município de Belo Horizonte. Os resultados obtidos demonstram que a implantação dessa prática profissional é complexa, devido ao desconhecimento da prática, à necessidade de ambiente adequado e o desinteresse dos proprietários dos estabelecimentos farmacêuticos.
Assim, observou-se a importância de mobilizar os farmacêuticos para divulgação e difusão da implantação da Atenção