Atendimento e venda
Atendimento
O atendimento é uma relação estabelecida entre dois ou mais interlocutores e que consiste, de uma forma simplista, em receber ou prestar atenção em alguém. Este ato reveste-se da maior importância na vida de qualquer empresa.
Quer o “atendedor” representante de uma organização, quer o consumidor, são membros de uma sociedade que trocam entre si os produtos das suas profissões.
À primeira vista parece simples mas, numa organização, a expressão final do “atendimento” é o resultado de todo o desempenho, cuja estrutura assenta na divisão social do trabalho. Significa isto que há vários grupos com tarefas bem definidas e distribuídas pelos seus elementos, empenhados em objetivos comuns que são a produtividade e rentabilidade da empresa.
É a partir do seu bom funcionamento que o consumidor interioriza uma imagem da organização, resultante da capacidade de resposta às expectativas criadas.
A aceitação da organização depende da competência dos seus empregados, da sua formação profissional e da eficácia dos vários serviços e departamentos. Resumindo, da confiança que se conseguir desenvolver no cliente.
Uma vez que o cliente se torna cada vez mais exigente, gerando uma forte concorrência entre empresas, estas devem procurar responder a essa exigência, melhorando a qualidade do atendimento/serviço.
Mas esta qualidade não se circunscreve à relação direta com o cliente. Ela é a sua expressão final que resulta de um conjunto complexo de ações organizacional.
O contato com o consumidor é, de fato, fundamental. No entanto, está dependente do contributo de todas as restantes equipas e departamentos de trabalho, como se poderá ver na figura 2.
O atendedor deve possuir competências de dois níveis:
Técnicas
Comportamentos / Atitude
Os conhecimentos do produto/serviço e as técnicas de atendimento apenas contribuem em 20% para o sucesso das suas atividades. As competências pessoais e a