Cidade, Modo de Vida e Ambiente: O caso do médio Rio Purus
Cidade, Meio Ambiente e Modo de Vida na Amazônia: O Caso do Médio
Rio Purus
Cleide Lima de Souza (UNAMA)
Socióloga, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano cleidedesouza@yahoo.com.br Thales Maximiliano Ravena Cañete (UFPA)
Cientista social, Mestrando em Direito (UFPA) thales_canete@yahoo.com.br Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo compreender a relação estabelecida entre Cidade e
Campo, considerando o modo de vida e a dinâmica socioeconômica e cultural dos diferentes grupos que compõem a população amazônica. Para tanto, utilizar-se-á o contexto do médio rio Purus no percurso que envolve os municípios de Lábrea, Canutama e Tapauá/AM. O resultado obtido no projeto de pesquisa “Gestão das Águas na Amazônia”, permitiu eleger este trecho do rio Purus como o mais distinto e peculiar para o contexto urbano. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados consistiram em levantamento de dados secundários e trabalho de campo. As informações qualitativas foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas, possibilitando uma interação com o entrevistado de maneira mais espontânea, de forma a atender finalidades mais exploratórias, com maior aprofundamento, principalmente no que se refere às questões do cotidiano e modo de vida dos diferentes atores presentes em ambientes socialmente distintos, o que possibilitou detalhar as questões mais específicas, visto que o entrevistado pôde discorrer livremente (BOURDIEU, 1983).
Constatou-se que a reprodução social destes atores ocorre tanto no meio urbano como no rural e que a dinâmica social é diretamente influenciada pelo uso dos recursos naturais , ou seja, a várzea. O morador torna-se possuidor do seu trabalho, do trato com natureza e, assim, pode realizar seus afazeres em qualquer lugar do rio, não importando estar na cidade ou no campo, relativizando estes conceitos. Palavras-chave
Amazônia, cidade, meio ambiente, modo de vida.
2
Introdução
A região