Uso da terra, desmatamento e queimadas
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação
ADRIANO SANTOS,
SHIRLEY VILELA
SÔNIA SANTOS
USO DA TERRA, DESMATAMENTO E QUEIMADAS
Rio Branco - Acre
2010
ADRIANO SALES SANTOS
SHIRLEY BRANA VILELA
SÔNIA MARIA FONTES
USO DA TERRA, DESMATAMENTO E QUEIMADAS
Trabalho apresentado a disciplina Gestão Ambiental do curso de Graduação em Administração.
Prof. Átila Rabelo
Rio Branco - Acre
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 2 USO DA TERRA 5 2.1 DESMATAMENTO 6 2.2 QUEIMADAS 10 3 ANÁLISE CRÍTICA 13 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17 REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre os impactos ambientais refletidos no uso da terra, desmatamento e queimadas no território acriano, propondo mostrar seu histórico, características e ações, bem como apontar as similaridades e diferenças entre desmatamento e queimada, a fim de destacar a importância de se assumir ambos os papéis para um futuro melhor do nosso planeta.
Impacto Ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as consequências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.
O presente estudo exploratório e de natureza qualitativa, fundamenta-se em uma revisão bibliográfica sobre a Questão Ambiental, além de apresentar um estudo de caso, buscando-se fazer um diagnostico amplo da situação regularizadora do passivo florestal no Estado de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável.
Pesquisas exploratórias, segundo o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre, fase