desmatamentos e queimadas em rondônia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 APÊNDICES 10 APÊNDICE A – INTERNET 10
1 INTRODUÇÃO
O processo de desmatamento e queimadas da vegetação ocorreu ao mesmo tempo da colonização do Brasil no século XV, necessário para Portugal introduzir suas atividades econômicas visando ocupar o vasto território brasileiro. Inicialmente ocorreu a retirada das madeiras de lei abundantes na floresta tropical, especialmente o pau-brasil e deste modo favorecendo a implantação da atividade agrícola. O foco central deste trabalho é demonstrar o processo histórico dos desmatamentos e queimadas no Brasil, os impactos ambientais e econômicos decorrentes no norte do pais, discutindo possíveis medidas efetivas na redução dos problemas.
2 DESENVOLVIMENTO
O Estado de Rondônia possui o delineamento das diferentes áreas geográficas efetivado pelo Zoneamento Socioeconômico ecológico, que distribui entre os ecossistemas uma diversidade de formas de organização de produção sustentável. Os aspectos econômicos envolvem diversas atividades para determinadas localidades e situação econômica das comunidades.
A caracterização do Zoneamento, como elemento-chave da utilização de recursos das florestas e dos rios, constitui, ao mesmo tempo, em preocupação ecológica pelas autoridades que temem o mau uso dos espaços econômicos com atividades que possam degradar o ambiente e prejudicar os ecossistemas.
A nova Lei de Crimes Ambientais é oportuna porque vincula os espaços produtivos aos órgãos de representação ambiental, desta forma, qualquer acidente envolvendo áreas de proteção ambiental, ou desastres ecológico, prevendo situações de risco para a vida vegetal e animal será objeto de investigação. Esses órgãos públicos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e a