Trabalho Desmatamento
AUTORES:
Ariane Oliveira
Diego Maradona Mello
Edson Novais Mota
Elisabete Aparecida de Oliveira Souza
Jovander Pereira Rosa
Márcio da Silva Martins
Sonia de Souza e Silva
Valéria Patrícia dos Santos
ORIENTADORA: Maria Alice Antão
RESUMO: As políticas para o desenvolvimento da região amazônica contribuíram de forma decisiva para o desmatamento e a consequente destruição do seu Bioma. As atividades agropastoris incentivadas durante décadas pelos governos, principalmente durante o regime militar, deixaram um legado que atestam a ineficiência das políticas públicas de controle efetivo contra o desmatamento e suas consequências para o meio ambiente. Políticas alicerçadas em prol de um desenvolvimento sustentável começaram timidamente a dar início a um processo de conscientização ambiental. Leis foram criadas para criminalizar e tentar conter com isso o avanço de áreas degradadas, mesmo assim, obras de grande impacto ambiental continuam a ser construídas, aumentando ainda mais os riscos de uma tragédia anunciada.
Palavras Chave: Desmatamento/Impactos Ambientais/Rondônia
1. Introdução
A questão do desmatamento na Amazônia, data de um longo tempo, porém começou a ganhar contornos mais evidentes a partir do governo de Getúlio Vargas (1930-1945) em que a colonização da floresta passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais. Foi uma época onde os incentivos governamentais voltados à exploração da floresta ganharam impulso com a propagação da chamada Marcha para o Oeste.
O objetivo era ocupar as terras da Amazônia, nem que para isso fosse necessário a destruição da floresta, e o governo contribuía abrindo estradas com uma política totalmente voltada para o desenvolvimento da região, sem nenhuma preocupação com a destruição do Bioma.
Mais tarde, durante o período da ditadura militar, mais precisamente com o presidente Castelo Branco, a campanha contra a invasão estrangeira na Amazônia ficou conhecida pelo lema "Integrar para