PROBLEMA TI 4
Nesse projeto de pesquisa abordaremos a criação da Organização Mundial do Comércio (OMG) e como foi influenciada pela política externa e os interesses de seus membros, analisando o caso do Brasil. A OMC foi criada para substituir o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), para regulamentar o comércio entre seus países-membros, onde ela supervisiona as negociações e os acordos comerciais criados entre os atores para que possam ser evitados conflitos e encontrando soluções para os já existentes.
Sob a visão do Construtivismo, a perspectiva teórica escolhida para pautar esse estudo, o objetivo da organização é constranger os atores e seus interesses, criar normas que regulamentam o comportamento de seus membros. Desde sua criação em janeiro de 1995, essa organização tem alcançado esse objetivo, ganhando alta credibilidade entre os membros, e atuado como o principal (instância) âmbito no cenário internacional na sua função em administrar desses acordos e proporcionar um ambiente mais propício para as negociações entre os atores.
Analisando a política brasileira, onde o país teve participação nas negociações da Carta de Havana em 1947, e um ano mais tarde envolvido na fundação do GATT como membro fundador; tal organização logo no primórdio de sua existência foi constatado que favorecia os Estados mais ricos, o que se comprovou pouco depois quando as negociações entre esse membros eram tidas como mais importantes e as dos Estados subdesenvolvidos eram discriminadas. Pouco mais tarde, com o país sendo governado por Juscelino Kubitschek com seu desígnio dos 50 anos em 5, e um grande empréstimo cedido pelo FMI, incentivaram as negociações nacionais com outros países. Ainda mais com o aumento do preço do barril de petróleo nos anos 70, onde foi possível explorar ainda mais algumas jazidas. Alguns anos mais tarde, com Collor assumindo a presidência do país e derrubando barreiras para as importações, deixou um déficit no balanço de pagamentos. Porém isso