Atendimento ao cliente
Para que se possa garantir um bom atendimento ao cliente, os proprietários e colaboradores de uma empresa precisam conhecer muitos bem seu ramo de atividade, saber quem são seus concorrentes, o que eles estão para atrair novos consumidores e como eles o estão fidelizando.
Outro fator fundamental é conhecer o mercado, reconhecer as necessidades, expectativas e desejos dos clientes atuais e as dos clientes que deseja conquistar. Além disso com esses dados conseguira reunir boas estratégicas para melhor atender seus clientes.
Atendimento é o ato ou efeito de atender ou ainda o modo como habitualmente são atendidos os usuários de determinado serviços ou compradores de determinado produto.
Atendimento ao cliente esta relacionado diretamente aos negócios que a organização pode ou não realizar de acordo com suas normas e regras perante o cliente.
CLIENTE= É o comprador ou usurário de um serviço.
TRATAMENTO= E a maneira como o atendente se dirige aos clientes, orientando e conquistando-os. CLIENTE X ATENDENTE
O cliente não so pode ser demitido, mas tem poder para tal, uma vez que conhece o bom e o mau atendimento. Seu poder é tamanho que mesmo o melhor e mais investimento podem virar menos depósitos se ele não fizer o papel principal dentro do negócio.
‘’ Os clientes e suas necessidades são as únicas razões para os negócios existirem’’. BRUCE BROCKA.
Salvo algumas exceções, o cliente parte para o consumo a partir do reconhecimento de uma necessidade, como fome o cansaço provocado por desejo próprio ou para impressionar alguém. Quando o cliente percebe que tem uma necessidade ocorre um impulso interior para atendê-lo que é chamado de motivação.
Segundo o psicólogo Abaham Maslow, o que motiva as pessoas a agir são as necessidades, classificando-as hierarquicamente em 5 níveis.
Necessidade e autorrealização (