ATENDIMENTO AO CLIENTE
AO
CLIENTE
Instrutores: Marcela Conceição e Victor Marcelino
BELÉM
2008
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Atualmente ouvimos freqüentemente as pessoas falarem em atendimento, qualidade do atendimento e clientes. Podemos citar vários exemplos como o atendimento que temos quando chegamos a um supermercado, quando vamos a uma loja e, até mesmo, quando precisamos de uma prestação de serviço público ou privado.
Independente do local, do setor ou do público-alvo, a principal característica de um profissional que trabalha com o público deve ser a qualidade de seu atendimento.
O mundo de hoje vive a fase do individualismo, pois as pessoas tendem cada vez mais a pensar em si e não no próximo. A maioria das pessoas quer satisfazer suas próprias necessidades sem pensar na necessidade do outro. O princípio básico para aprendermos a atender o cliente é pensar em como nós mesmos gostaríamos de ser atendidos. Este é o princípio de Servir. O melhor exemplo de servidor que temos é Jesus
Cristo. Ele sabia exatamente como atender as pessoas, satisfazendo suas necessidades.
Muitas pessoas erram ao confundirem necessidade com vontade e o não conhecimento de cada uma dessas palavras pode comprometer seu desempenho perante um cliente. Vontade é aquilo que queremos, é quando pensamos somente em satisfazer um desejo momentâneo e necessidade é tudo aquilo que precisamos. Já necessidade é aquilo que se não satisfazermos nos prejudicará e a vontade é aquilo que não nos prejudicará se não satisfizermos. E entender esses conceitos é primordial para que iniciemos nosso estudo sobre atendimento.
O objetivo é aprender a lidar com as pessoas e, para isso, veremos perfis de pessoas com os quais deveremos conviver e, principalmente, saber atender. As pessoas são diferentes e cada uma possui necessidades específicas. Dessa maneira, somos responsáveis por cada uma dessas pessoas. Nosso dever é fazer com que essas pessoas deixem o local onde trabalhamos satisfeitas,